quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Fala o Treinador...



“ Se o RUGBY é só mais um desporto…
o CORAÇÃO é só mais um órgão!”



Como se devem lembrar esta é a frase que escolhi para as camisolas que se fizeram no dia oficial da fundação da Secção de Rugby no Clube Desportivo de Beja.
Naquela altura muitos de vocês poucas vezes tinham tocado numa bola oval, e poucos de vocês tinham ainda dores nos ombros, nas costas, nas pernas e braços. Quase nenhum de vocês tinha ainda os joelhos esfolados quando leu aquela frase… Estou plenamente convencido que para os que estiveram dentro de campo em Estremoz já começa a fazer algum sentido!

Em campo entrou “uma equipa de Rugby” vinda de Beja no amplo sentido da sua definição histórica e tradicional do que é realmente “uma equipa de RUGBY” com todas as suas consequências, sacrifícios e também alegrias.

Para mim, o primeiro “ensaio” marcou-se quando um dos carros que já tinha partido caminho de Estremoz com cinco jogadores voltou a trás para “apoiar” um jogador que tinha chegado (muito) atrasado ao local onde se tinha combinado para nos juntarmos para a saída para Estremoz.

Gostei do papel que desempenhou o Ricardo Castilho, a organizar (cumprindo bem o seu dever como Capitão!), o Martelo, a transmitir as minhas indicações por telefone, o Diogo Brito Paes a “sair depressa” no apoio com o carro, e o Borrego a “limpar bem” e a unir a sua carrinha à expedição a Estremoz. Fiquei contente com a rápida decisão e actuação de todos, e comprovei que este grupo de malta que começou a treinar Rugby em Outubro passado, está a formar uma verdadeira equipa de Rugby, dentro e fora do campo… (Espero que o Góis tenha agradecido a todos como merecem!)

Outro momento importante para mim foi ver as vossas caras dentro do balneário. Estavam sérios, em silêncio, nervosos, concentrados… Vi que estavam com Rugby na cabeça, que pensavam em placagens perfeitas, em passes de bola perfeitos, em Rucks perfeitos… pensavam em fazer as coisas bem feitas, e entre tantos pensamentos, ficavam mais sérios, mais nervosos, mais concentrados… Notei que estavam mesmo a tomar atenção quando dei as últimas indicações para o jogo, as caras estavam mais sérias ainda, o nervosismo no balneário era brutal… estavam muito concentrados… reparei que alguns tremiam… e que todos tinham a boca fechada com força, e o olhar… era de jogadores de Rugby… e estavam prontos para jogar!

-“Divirtam-se!” acho que foi a última coisa que disse… como me diziam a mim os treinadores antes de começar cada jogo…

(Não vou comentar nada aqui sobre o jogo em particular, já falaremos disso nos treinos.)

Os que estavam lá divertiram-se… e os que não estavam também se podiam ter divertido se tivessem ido.

Aproveito para dar os parabéns aos Sub-18, dignificaram muito bem o nosso Clube, estão a melhorar muito, grandes placagens… parabéns também ao treinador Grazina, está um grande trabalho feito com a equipa júnior! Vamos ver se depois do frio aparecem outra vez 20 ou 25 juniores nos treinos!!

Está também de parabéns o nosso “Tonico” (como todos dizem), que além de jogar bem e marcar ensaios (e de ser o miúdo com 11 anos mais RIJO do Rugby Português), dá uma moral muito especial a todos nós, acho que hoje já é uma peça fundamental e imprescindível para os escalões júnior e sénior!

Um abraço especial para o Chico, que se lesionou na primeira parte e que não teve tempo para se divertir tanto como eu gostava… (a ver se falta um pouco menos aos treinos!)

Já nos vamos conhecendo… já vamos sabendo o feitio de cada um, e eu tenho o meu… e portanto é à minha maneira que acabo este texto que o João me pediu para escrever. (Sempre com a melhor intenção como sabem!).

Aqui vai:

O treino é a única maneira de aprender a chegar a um jogo e de se ter algum divertimento! Desde que começámos já melhorámos, temos objectivos “altos”… mas com o treino “sobe-se” muito, e podemos lá chegar…mas… o jogo contra o Estremoz perdeu-se. Não fomos capazes de ganhar ao R.E.C., fomos piores do que eles, e acreditem, eles não são, nem por sombras, uma boa equipa de Rugby… mas nós, o Rugby Clube Desportivo de Beja, somos uma Equipa ainda pior!

Venham treinar PORRA!!!! Só com muito treino e sacrifícios é que depois se podem divertir a jogar Rugby… e acreditem, é lindo divertir-se com o RUGBY!!!

Manel Sobral

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Quando me voltarem a perguntar o que é ser português...

"Não me importo de não saber as regras.
Não me importo que joguem com as mãos.
Não me importo que a bola não seja uma bola.
Não me importo que os defesas ataquem e os atacantes defendam.
Não me importo que só passem para trás.
Não me importo que chutem sempre por cima da trave.
Não me importo que gritem ensaio e não golo.
Não me importo que agarrem os adversários.
Não me importo que os façam cair nem que os pisem.
Não me importo que não discutam com o árbitro.
Não me importo que andem sempre no chão.
Não me importo que façam placagens baixas. Ou altas ou onde for.
Não me importo que usem plástico nos dentes e borracha na cabeça.
Não me importo que sejam quinze.
Não me importo que usem aqueles calções.
Não me importo que andem ao colo uns dos outros.
Não me importo que precisem de pilares.
Não me importo que tenham nomes como talonador.
Não me importo que se juntem todos para fazer uma mellée.
Não me importo que os avançados venham aos packs.
Não me importo que chutar a bola para fora possa ser uma jogada brilhante.
Não me importo que o árbitro fale muito.
Não me importo que haja um vídeo-árbitro.
Não me importo de nunca ter ouvido falar em ruck ou em maul.
Não me importo que as equipas tenham asas.
Não me importo que haja um médio de formação com elevada formação, ou que o médio de abertura sirva para fechar.
Não me importo que depois de um ensaio ainda castiguem o adversário com um penalty.
Não me importo que não digam banalidades.
Não me importo que não apareçam na primeira página.
Não me importo que não haja um Figo porque há três Uvas.
Não me importo que tenham perdido com a Escócia e muito menos me importo que percam com a Nova Zelândia. Nada disto me importa. Quando me voltarem a perguntar o que é ser português já tenho um vídeo para mostrar.
Obrigado."

Nuno Presa Cardoso, in Expresso.