sexta-feira, 29 de maio de 2009

Resposta à Carta Aberta

"Queridos Amigos do Rugby de Beja,

Foi verdadeiramente um prazer ter participado no treino do vosso Clube.

O rugby tem sofrido uma grande evolução ao longo dos últimos tempos. Não falo só a nível nacional mas também a nível internacional.

A obsessão pela “profissionalização” das estruturas, técnicos e jogadores tem sido uma realidade evidente e, em bom rigor, se calhar inevitável. Com esta profissionalização o espírito solidário, altruísta e verdadeiramente humano que tanto caracteriza o rugby tem sido questionado nos vários Países. Felizmente, a experiencia tem dado provas que, apesar da dita profissionalização, o espírito de Rugby tem conseguido sobrepor-se a outros interesses e, por isso, continuamos a ser um Desporto Especial.

A visita ao vosso Clube e o excelente treino conjunto que tivemos com as várias camadas fez-me relembrar os tempos em que me iniciei na modalidade onde a espontaneidade dos jogadores, a sua dedicação e empenho é exclusivamente devida ao amor e fascínio que têm pelo desporto. Foi uma experiência muito enriquecedora.

Como vos prometi, e porque senti que havia uma boa base de trabalho, muitos miúdos e condições de treino, irei junto do Presidente da FPR, o Dr. Didio de Aguiar e do Responsável pela ARS, o professor Henrique, interceder para que possam ajudar a investir no vosso projecto que, neste momento, parece passar por conseguirem um técnico capacitado que possa coordenar as escolas.

Um abraço amigo

Miguel Portela"

quinta-feira, 28 de maio de 2009

"Carta Aberta..."

"Carta Aberta aos Campeões Nacionais de Rugby Frederico de Sousa e Miguel Portela:

Numa sociedade em que o consumo e a vontade de ter nos fustiga cada vez mais e, por vezes, a vontade de desistir é mais que muita, surgem atitudes que nos mostram que vale a pena continuar... O rugby é uma escola de Vida, em atitudes, em acções, em palavras, e acima de tudo em disponibilidade.
O Clube Desportivo de Beja é uma pequena realidade num dos maiores distritos de Portugal. Vive com as dificuldades de um qualquer clube proviciano, com a agravante de estar implementado numa zona sem qualquer cultura de rugby, ou até mesmo de praticas de vida saudáveis. Em Beja, com o grande apoio da autarquia, e com o trabalho dos clubes da cidade vai-se tentando contrariar a sedentaridade...

Vivemos mergulhados numa crise a nivel global. Certamente que para nós, Portugueses, a crise não é de agora, mas é verdade que também nunca se fez sentir tanto como agora.

Neste mar tempestuoso de dificuldades, a boa vontade de certas pessoas nem sempre é reconhecida e louvada.
Certamente, que o Frederico e o Miguel, não precisam que o CDBeja, os coloque num altar... e pelo que notei nem a isso ambicionam.

Mas verdade seja dita, o curriculum de ambos fala por eles, têm provas dadas no seu clube e nas selecçoes nacionais.
A isso acresce a disponibilidade que ambos demonstraram ao acederem orientar um treino do CDBeja. A paciência com que dirigiram (seniores, sub18 e sub14), o entusiasmo que deram à modalidade e ao treino e acima de tudo, a entrega que impuseram a eles mesmo contagiou-nos a todos e ao publico que assistiu.

É nestas alturas que se distingue a fibra com que se fazem e crescem os CAMPEÕES!
Frederico e Miguel, vós sereis sempre CAMPEÕES!
Em nome dos atletas, dos pais, da cidade e de todos os que tornam possivel haver RUGBY em Beja o nosso sentido OBRIGADO."

Jogos Fim-de-Semana

ESTREIA DOS SUB14- Torneio em Montemor (mais INFORMAÇÕES com o ZéMaria ou com o Bentinho)
SUB18 CDBeja-RCFamalicão VITORIA por falta de comparência
SENIORES CDBeja-LousadaRC VITORIA por falta de comparência

Apela-se a quem puder que se desloque a MONTEMOR para apoiar os SUB14

Treino sub-14

Amanhã, sexta-feira dia 29, haverá treino ás 18h (até ás 19:30h).
Todos ao treino!

OBRIGADO Miguel Portela e Frederico Sousa!

Foi sem dúvida um marco importante na curta história do Rugby em Beja a presença de ontem de Miguel Portela e Frederico Sousa, a orientar um treino muito especial!
Um muito obrigado!