sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Jogos Fim-de-Semana

SUB18 REstremozC-CDBeja Sabado 11h15m nos Maias (há bus)
Seniores RCLoulé-CDBeja Domingo 11h30m nas Piscinas (há bus)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Jantar de Natal

O jantar de Natal é já no proximo domingo, em principio na Marisbeja, confirmações com o Luis Gomes no treino de quinta-feira.

domingo, 14 de dezembro de 2008

SUB18

PORTALEGRE

Sei, que muitas vezes não apetece, está frio, chove… e eu que sempre tenho 40kms para fazer antes de cada treino. Tento não faltar! Sei que se faço a vontade à preguiça estou a prejudicar o trabalho de toda uma equipa… de tanta outra gente a quem também apetecei ficar em casa mas foi treinar… dou por mim muitas vezes a ser talvez demasiado exigente com quem falta, mas faço-o com a mesma exigência que me faz não faltar, e fico fodido quando me dizem que não vão treinar porque “está frio!”
Esta semana foi mais curta em treinos, logo é muito mais fácil arranjar desculpas para faltar… só há dois treinos, logo só fazem falta duas desculpas.

Terça-feira, no início do treino, os SUB18, rodearam-me a proporem-me que adiasse o jogo com o Portalegre. Não é essa a postura que julgo que o CDBeja deve ter.

Assumimos um compromisso, recebemos um calendário e aceitámos tudo o que daí podia resultar. Há muitas razões válidas para adiar um jogo, mas a falta de presença nos treinos na semana antecedente jamais deve ser uma dessas razões. Mas quinta-feira a conversa mantinha-se… e começou a ser irritante e aborrecida!

Depois agravava-se a situação porque havia ninguém com disponibilidade para os acompanhar a Portalegre, e isso já era uma razão válida para adiar o Jogo. Então disponibilizei-me eu para os acompanhar a Portalegre.

Sábado 11horas da manhã e começou o meu martírio… havia 10 jogadores. E um a 20 km de Beja mas sem transporte. Fiz uma maratona e consegui pôr mais 3 no autocarro.

Ou seja, de Beja saíram 13 atletas do CDBeja para jogarem em Portalegre. Como não me dava jeito ir de autocarro porque ainda havia uns assuntos que me prendiam em Beja, eles foram andando, e eu segui mais tarde de carro. Várias vezes falei com eles ao telemóvel, e comecei logo a ver que a vontade era zero… chegaram-me a perguntar se o jogo ia valer… e eu que não sou treinador deles, não sei nada de treino, e pouco sei de rugby, estava a entrar em stress.

Consegui chegar primeiro que o autocarro a Portalegre. O Estádio de Portalegre está num local muito inspirador e foi à paisagem e as palavras do meu treinador de rugby, que foi motivar-me para falar à rapaziada. Caía uma chuvinha britânica, daquelas que muitas vezes, não se nota a cair, mas molha muito… e como o meu treinador de rugby diz: “parece que estamos em Cardiff… está um dia lindo para jogar RUGBY!”

Chegaram eles e pedi-lhes apenas que respeitassem o facto de eu ter abdicado de jogar o meu jogo de rugby para os acompanhar, e que havia duas maneiras de fazer aquele jogo… a primeira é perderem por cem porque jogavam com menos dois e não havia outra solução, a segunda era perderem por cem porque o adversário era melhor, tinha-se visto grego para ganhar e jogávamos com menos dois. Pedi-lhes ainda que não discutissem, e que não se chateassem comigo porque eu não era treinador de rugby.

Quando lhes expliquei o que queria deles no posicionamento no campo, comecei a ver vontade de jogar rugby.

Apitou o árbitro e iniciou o jogo…

Na primeira jogada do jogo o árbitro viu uma bola presa num ruck e marcou uma penalidade, e o CRUP começou a ganhar por 3-0. Começou então um nervosinho miudinho na rapaziada, tinham chegado à conclusão que eram 13 contra 18. Porque tanto eles como eu… ninguém tinha visto a bola presa.

Acho que foi o melhor que nos podia acontecer… os SUB18 arrancaram uma exibição de estrondo… sofrendo apenas um ensaio ao minuto 33 que não foi convertido. No seguimento da jogada do ensaio o Diogo faz um golpe no lábio e diz que não está em condições de continuar… Surgiu-me a duvida se poderia continuar o jogo… achava erradamente que eram necessários 13 jogadores e informo o arbitro da situação. Qual não é o meu espanto quando me apercebo que nem o arbitro nem a equipa adversária tinha dado conta disso… conclusão, estávamos a fazer um jogão.

Pedi ao Sr. Árbitro, que desse a primeira parte como concluída para tentar recuperar o lesionado, mas espantem-se, que não aceitou porque cada parte tinha a duração de 40 min. Alertei o treinador do CRUP, para a duração de cada parte, que avisou o árbitro e o mesmo acedeu logo a dar a primeira parte como terminada.

Na segunda parte iniciamos o jogo com doze.

A rapaziada de Beja faz um jogão de emocionar qualquer um, e mais… deixaram-me sem argumentos para lhes pedir o que quer que fosse.

O CRUP marca um ensaio que não converte, e na resposta o CDBeja marca um ensaio e converte. 13-7. Era preciso outro igual…

Não conseguimos e sofremos mais 3 ensaios (15) e uma conversão (2).

Resultado final 30-7.

Mas com 13 ou com 12, ninguém dos SUB-18 do CDBeja, se acha inferior ao CRUP.

Fizemos o impensável, mas acima de tudo vocês divertiram-se a jogar rugby e essa é a nossa maior vitória…

Parabéns ao CRUP.

Os jogadores de rugby do CDBeja (sim porque ninguém duvida que são jogadores de rugby) foram: Galvão, Didi, Cristiano, Lauro, Bravo, Alexandre, Filipe, Azeitona, Pulquério (capitão), Tareco (2), Gongas, Diogo, Rodrigo (5).

Um abraço e até segunda-feira, no treino.

Ps: Sem depreciar nenhum outro atleta do CDBeja, porque todos foram formidáveis, uma palavra de apreço para o Filipe (que ficou à porta do estágio da Selecção), com o jogão que fizeste, e com o seleccionador a ver, só não vais por teimosia ou então por outra razão qualquer.
Ps2: todos os outros SUB18 que não foram ao jogo, orgulhem-se de ter 13 gajos na equipa que não viram a cara à luta, e por respeito a eles não faltem aos treinos e aos jogos. Imaginem se o CDBeja se apresenta com todos os seus atletas???