domingo, 14 de dezembro de 2008

SUB18

PORTALEGRE

Sei, que muitas vezes não apetece, está frio, chove… e eu que sempre tenho 40kms para fazer antes de cada treino. Tento não faltar! Sei que se faço a vontade à preguiça estou a prejudicar o trabalho de toda uma equipa… de tanta outra gente a quem também apetecei ficar em casa mas foi treinar… dou por mim muitas vezes a ser talvez demasiado exigente com quem falta, mas faço-o com a mesma exigência que me faz não faltar, e fico fodido quando me dizem que não vão treinar porque “está frio!”
Esta semana foi mais curta em treinos, logo é muito mais fácil arranjar desculpas para faltar… só há dois treinos, logo só fazem falta duas desculpas.

Terça-feira, no início do treino, os SUB18, rodearam-me a proporem-me que adiasse o jogo com o Portalegre. Não é essa a postura que julgo que o CDBeja deve ter.

Assumimos um compromisso, recebemos um calendário e aceitámos tudo o que daí podia resultar. Há muitas razões válidas para adiar um jogo, mas a falta de presença nos treinos na semana antecedente jamais deve ser uma dessas razões. Mas quinta-feira a conversa mantinha-se… e começou a ser irritante e aborrecida!

Depois agravava-se a situação porque havia ninguém com disponibilidade para os acompanhar a Portalegre, e isso já era uma razão válida para adiar o Jogo. Então disponibilizei-me eu para os acompanhar a Portalegre.

Sábado 11horas da manhã e começou o meu martírio… havia 10 jogadores. E um a 20 km de Beja mas sem transporte. Fiz uma maratona e consegui pôr mais 3 no autocarro.

Ou seja, de Beja saíram 13 atletas do CDBeja para jogarem em Portalegre. Como não me dava jeito ir de autocarro porque ainda havia uns assuntos que me prendiam em Beja, eles foram andando, e eu segui mais tarde de carro. Várias vezes falei com eles ao telemóvel, e comecei logo a ver que a vontade era zero… chegaram-me a perguntar se o jogo ia valer… e eu que não sou treinador deles, não sei nada de treino, e pouco sei de rugby, estava a entrar em stress.

Consegui chegar primeiro que o autocarro a Portalegre. O Estádio de Portalegre está num local muito inspirador e foi à paisagem e as palavras do meu treinador de rugby, que foi motivar-me para falar à rapaziada. Caía uma chuvinha britânica, daquelas que muitas vezes, não se nota a cair, mas molha muito… e como o meu treinador de rugby diz: “parece que estamos em Cardiff… está um dia lindo para jogar RUGBY!”

Chegaram eles e pedi-lhes apenas que respeitassem o facto de eu ter abdicado de jogar o meu jogo de rugby para os acompanhar, e que havia duas maneiras de fazer aquele jogo… a primeira é perderem por cem porque jogavam com menos dois e não havia outra solução, a segunda era perderem por cem porque o adversário era melhor, tinha-se visto grego para ganhar e jogávamos com menos dois. Pedi-lhes ainda que não discutissem, e que não se chateassem comigo porque eu não era treinador de rugby.

Quando lhes expliquei o que queria deles no posicionamento no campo, comecei a ver vontade de jogar rugby.

Apitou o árbitro e iniciou o jogo…

Na primeira jogada do jogo o árbitro viu uma bola presa num ruck e marcou uma penalidade, e o CRUP começou a ganhar por 3-0. Começou então um nervosinho miudinho na rapaziada, tinham chegado à conclusão que eram 13 contra 18. Porque tanto eles como eu… ninguém tinha visto a bola presa.

Acho que foi o melhor que nos podia acontecer… os SUB18 arrancaram uma exibição de estrondo… sofrendo apenas um ensaio ao minuto 33 que não foi convertido. No seguimento da jogada do ensaio o Diogo faz um golpe no lábio e diz que não está em condições de continuar… Surgiu-me a duvida se poderia continuar o jogo… achava erradamente que eram necessários 13 jogadores e informo o arbitro da situação. Qual não é o meu espanto quando me apercebo que nem o arbitro nem a equipa adversária tinha dado conta disso… conclusão, estávamos a fazer um jogão.

Pedi ao Sr. Árbitro, que desse a primeira parte como concluída para tentar recuperar o lesionado, mas espantem-se, que não aceitou porque cada parte tinha a duração de 40 min. Alertei o treinador do CRUP, para a duração de cada parte, que avisou o árbitro e o mesmo acedeu logo a dar a primeira parte como terminada.

Na segunda parte iniciamos o jogo com doze.

A rapaziada de Beja faz um jogão de emocionar qualquer um, e mais… deixaram-me sem argumentos para lhes pedir o que quer que fosse.

O CRUP marca um ensaio que não converte, e na resposta o CDBeja marca um ensaio e converte. 13-7. Era preciso outro igual…

Não conseguimos e sofremos mais 3 ensaios (15) e uma conversão (2).

Resultado final 30-7.

Mas com 13 ou com 12, ninguém dos SUB-18 do CDBeja, se acha inferior ao CRUP.

Fizemos o impensável, mas acima de tudo vocês divertiram-se a jogar rugby e essa é a nossa maior vitória…

Parabéns ao CRUP.

Os jogadores de rugby do CDBeja (sim porque ninguém duvida que são jogadores de rugby) foram: Galvão, Didi, Cristiano, Lauro, Bravo, Alexandre, Filipe, Azeitona, Pulquério (capitão), Tareco (2), Gongas, Diogo, Rodrigo (5).

Um abraço e até segunda-feira, no treino.

Ps: Sem depreciar nenhum outro atleta do CDBeja, porque todos foram formidáveis, uma palavra de apreço para o Filipe (que ficou à porta do estágio da Selecção), com o jogão que fizeste, e com o seleccionador a ver, só não vais por teimosia ou então por outra razão qualquer.
Ps2: todos os outros SUB18 que não foram ao jogo, orgulhem-se de ter 13 gajos na equipa que não viram a cara à luta, e por respeito a eles não faltem aos treinos e aos jogos. Imaginem se o CDBeja se apresenta com todos os seus atletas???

10 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com cada palavra tua. Foi um jogo muito dificil não só por estarmos com 13(12) jogadores como por jogarmos contra 18 e nas condições que se verificaram. Tal como disseste, é chato e dificil jogar com frio, chuva e lama mas, também como disseste, fizemos um jogão. Estamos todos de parabéns. Quero também agradecer-te por teres faltado ao teu jogo para nos acompanhares, talvez se não estivesses lá não tivessemos a mesma atitude e a mesma vontade que tivemos.

Ass: Galvão

Anónimo disse...

Épa eu gostava de dar os parabens aos 13 sub18 e a quem os acompanhou e escreveu isto, mas não sei quem foi.... grande abraço a todos e gosto de ver-vos lutar para que acima de tudo a nossa honra não pizada!!!!

Anónimo disse...

Depois da lição que me deram no fds passado,julgo que nesta jornada voltaram a fazê-lo, de uma forma, ainda, mais grandiosa.
Não tenho dúvida da vossa capacidade,técnica, física e principalmente de sacrificio e espírito de equipa...
Eu acredito em vocês...
Um gd abraço a todos...

PS.- acreditem que se pudesse tinha estado a dá-lo assim que o jogo terminasse.

Anónimo disse...

É nestes pequenos grandes feitos, que se ve quem tem vontade e garra de jogar e continuar com este projecto magnifico.

Objectivo: NUNCA DESISTIR LUTAR COM GARRA E ORGULHO ATE AO FIM.

Anónimo disse...

tenho que dar os parabens ao jubiores que mais uma vez demonstram a garra que exite dentro desta familia e defenderam as cores de beja estao todos de parabens provaram que nao e o numero de jogadores em campo que faz decidir um jogo mas sim a garra e a determinçao de uma equipa que nos faz seguir

força para todos os jogadores de rugby

Estao todos de parbens.....

Anónimo disse...

Para quem não saiba ainda, o nome de quem escreveu isto é João Santos; talonador da equipa Sénior do C.D. de Beja; dirigente da Secção de Rugby do C.D. Beja; Pilar fundamental no sonho de implantar o Rugby em Beja; Elo imprescindivel para a união e amizade de todos os envolvidos neste sonho; Exemplo de sacrifício e esforço tanto em campo como fora dele no espirito do Rugby; João Santos, ele foi quem escreveu o texto... Leiam-no e pensem!

Obrigado João! Acredita nisto: sábado dia 13 de Dezembro fizeste o teu melhor jogo até hoje! Parabéns! É um orgulho para mim ser teu treinador! És um grande Jogador de Rugby!

Manuel Sobral

Anónimo disse...

É mesmo motivo de orgolho saber que tou na equipa destes "HOMENS", que não se diminuiram só por serem menos, mas sim agigantaram e levaram este jogo com garra, sem darem a parte fraca e fazendo que a equipa presente se unisse de forma a darem muito trabalho a 15 jogadores da outra equipa.

Grande Abraço para todos Bentinho

Anónimo disse...

Caro João Santos não o conheço mas não posso deixar passar esta oportunidade em deixar aqui algumas palavras. Estou ligado ao rugby há mais de 30 anos e vi o jogo apesar do tempo que se fazia sentir. Não concordo com tudo o que diz, mas isso não é o mais importante. Felicito-o pela sua postura, pela sua capacidade de motivar os jogadores em condições psicológicas muito adversas. Esqueceu-se de referir que os 2 últimos ensaios aconteceram nos últimos minutos. Que mesmo com 12 conseguiu marcar um ensaio. Que o jogo merecia um árbitro que soubesse que o jogo só termina quando a equipa fica reduzida a 11 jogadores podendo o jogo iniciar-se com 12, para não falar nos inúmeros erros que cometeu. Que mesmo assim os seus jogadores respeitavam as decisões. Admirável sem dúvida. Hesitei se haveria de ver o jogo, dado o frio e chuva que se faziam sentir. Mas lá me decidi. E o que me levou a ficar foi precisamente a atitude nobre, estóica, solidária e guerreira dos atletas do Beja. Fiquei rendido. Ao telefone ouvi-o dizer "estamos a fazer uma granda joga". Sim é verdade. Apesar de poucas vezes terem passado o meio campo adversário (também a ordem era defender tudo o que mexesse), melhor, era pedir o impossível.
É nestas alturas que se ganham verdadeiros atletas. Oxalá o tempo venha a perpetuar este minha ideia.
Parabéns aos que vieram a Portalegre. Para os que ficaram, perderam aquilo que o rugby tem de melhor e que não vale a pena repetir. A dar os parabéns daria à equipa vencida mas não derrotada e ao seu responsável no campo.
Saudações rugbísticas e boa sorte para o futuro do v/ clube.
MCS

Anónimo disse...

so queria ser o sufecientemente observador para conseguir escrever o que escreveu MCS, sim senhor. beja para vosses so vos aconselho uma coisa, continuem com a mesma garra e nunca se esqueçam quando fiserem 300km e para jogar rugby e nao para pisar o adversario. boa sorte

Anónimo disse...

Ohh Companheiro, Pisar?? só quem tava fora de jogo, agora se pisámos muito foi pk vcs estavam constatemente em fora de jogo...